Texto: Carolayne Santino
Revisão: Nathana Bressan
Imagem 1 - Espécime de Xenohyla truncata comendo uma flor, a Iris x germanica. Foto retirada do artigo: “Between fruits, flowers and nectar: The extraordinary diet of the frog Xenohyla truncata”, de-Oliveira-Nogueira et al., 2023.
Se você acompanha as matérias do Herpeto Capixaba, provavelmente leu a respeito da dieta dos anfíbios anuros. Esses animais têm um cardápio composto basicamente por invertebrados, variando entre artrópodes no geral e anelídeos, que são as minhocas. (Link da matéria “ Nem só de moscas vivem os sapos: o cardápio dos anfíbios https://www.herpetocapixaba.com.br/post/nem-s%C3%B3-de-moscas-vivem-os-sapos-o-card%C3%A1pio-dos-anf%C3%ADbios).
Mas, você sabia que existe uma espécie de anfíbio nativa do Brasil que é a única que se alimenta de frutos, flores e néctar?! Incrível, não é?! Então, continue lendo a matéria para saber mais sobre essa espécie e entender o motivo pelo qual ela é extremamente importante para a manutenção de ecossistemas.
Em um artigo publicado recentemente (de-Oliveira-Nogueira et al., 2023), os autores trazem uma série de observações sobre a alimentação peculiar de Xenohyla truncata, a única espécie de anuro brasileiro que é exceção à dieta carnívoro/insetívoro. Neste trabalho, os autores realizaram observações in situ, caracterizando a primeira observação de uma espécie de anfíbio se alimentando de néctar e flores na natureza, trazendo fortes evidências de que a espécie também atua como um polinizador. Além das imagens (Imagem 1, 2 e 3), os autores também disponibilizam no artigo (pode ser acessado em referências) vídeos de Xenohyla truncata alimentando-se de néctar e frutos. Que interessante, não é mesmo?
Imagem 2 - Registro de Xenohyla truncata mordiscando uma frutinha-de-leite (Cordia taguahyensis). Foto retirada do artigo “Between fruits, flowers and nectar: The extraordinary diet of the frog Xenohyla truncata”, de-Oliveira-Nogueira et al., 2023.
Qual a importância desse tipo de alimentação em anuros, falando ecologicamente?
Essa espécie, apesar de ser onívora, tem uma dieta que consiste principalmente em flores, frutos e néctar. Dessa forma, ela se torna uma dispersora de sementes ao alimentar-se de frutos mas também pode contribuir como polinizadora, visto que ao adentrar as flores para comer o néctar, seu corpo também fica coberto por ele, e assim, pode ajudar a dispersá-lo no habitat, auxiliando na reprodução das plantas e contribuindo significativamente para a manutenção das espécies florais das quais ela se alimenta.
Imagem 3 - Xenohyla truncata dentro da flor Cordia taguahyensis alimentando-se de néctar. Foto retirada do artigo “Between fruits, flowers and nectar: The extraordinary diet of the frog Xenohyla truncata”, de-Oliveira-Nogueira et al., 2023.
Habitat e ameaças
Xenohyla truncata é endêmica do Brasil mas sua ocorrência especificamente limita-se ao habitat da Restinga que fica localizado na costa, ao longo do oceano Atlântico, em baixas altitudes. Infelizmente, com o avanço das construções para fins comerciais e industriais, essa espécie vem perdendo sua área de ocorrência natural, o que pode acarretar futuramente em sua possível extinção. Atualmente, a espécie encontra-se classificada na categoria de extinção como “Quase Ameaçada”(NT) pela IUCN, o que nos serve como alerta para pensarmos na importância dessa espécie e em sua conservação na natureza.
O que acharam de conhecer essa espécie com esse tipo de alimentação? Já imaginaram que anfíbios podiam alimentar-se também de flores, frutos e néctar?
Referência
DE-OLIVEIRA-NOGUEIRA, C. H., et al.. Between fruits, flowers and nectar: The extraordinary diet of the frog Xenohyla truncata. Food Webs, [s. l], v. 35, p. 1-4, 2023. Doi: https://doi.org/10.1016/j.fooweb.2023.e00281
Comments