Herpetologia no Pantanal
O projeto Herpeto Capixaba lançou o seu primeiro curso teórico-prático presencial de herpetologia da série Biomas do Brasil. Nessa primeira edição, exploramos a herpetofauna do PANTANAL. O curso contou com a presença de todos aqueles que buscavam uma iniciação ou aperfeiçoamento no mundo da herpetologia, e que sonhavam em explorar o bioma com a maior planície alagada do mundo.
Essa foi mais uma ação baseada em nossa ideologia "Herpetologia para todos"!
HERPETOLOGIA NO PANTANAL, sobre o curso
A nossa primeira edição do Curso Herpetologia no Pantanal foi um sucesso! E se você não conseguiu participar, terá uma nova oportunidade!
Dos dias 30 de outubro a 05 de novembro, acontecerá a segunda edição do Curso Herpetologia no Pantanal. Um curso para conhecer a maior planície alagada do mundo!
Serão sete dias imersos no Pantanal, onde será possível observar e explorar não só os anfíbios e répteis, mas sim, toda a fauna pantaneira. Já imaginou ver uma onça pela primeira vez? Se você é graduando, recém formado, ou até mesmo profissional , mas gostaria de se aprofundar e especializar no mundo da Herpetologia, esse curso é para você!
Assim como todo o curso, o valor também foi pensado com carinho e feito especialmente para você, que esperava uma oportunidade como essa. Seguimos com o nosso compromisso "Herpetologia para todos!"
Data: 30 de outubro a 05 de novembro de 2023
Local: Fazenda Pouso Alegre|Transpantaneira Pantanal Norte, munícipio de Poconé, Mato Grosso.
Pouso Alegre: a ÁREA DE ESTUDO
A Pouso Alegre está localizada no município de Poconé, região Pantanal Norte, a 133km de Cuiabá, Estado do Mato Grosso. Partindo de Cuiabá, são 100 km de asfalto até Poconé e 33 km de Transpantaneira, até a entrada da fazenda. Protegendo cerca de 7.500 hectares, é uma área privilegiada devido suas variadas fisionomias da vegetação pantaneira.
A pousada possui instalações rústicas e confortáveis. Os quartos possuem ar condicionado, ventilador de teto, janelas teladas e banheiro com chuveiro elétrico. O refeitório é no estilo pantaneiro e sua comida caseira une pratos típicos da região com outros pratos da culinária brasileira. Junto a isso tudo, Pouso Alegre ainda possui uma paisagem incrível, com diversas áreas de observação da natureza.
Com mais de 40 km de estradas internas transitáveis na seca, em diferentes ambientes como florestas semideciduais, inundáveis, cordilheiras, brejos, cerrados, capões, baías, bamburros, brejos e etc., é uma das áreas mais cobiçadas para safaris na Transpantaneira. Vários documentaristas e fotógrafos da natureza como Haroldo Palo Jr, Luciano Candisani, Mike Bueno, Christian Dimitrius, Sebastião Salgado e Lawrence Wabba, já passaram por lá.
FAUNA PANTANEIRA
São mais de 800 espécies de plantas nativas já catalogadas. Quanto à herpetofauna, lá ocorrem 32 espécies de anfíbios, 41 serpentes, 16 lagartos, 3 anfisbenas, e uma espécie de jacaré, cágado e jabuti. Todos os dias observamos milhares de aves, dentre as 340 espécies já registradas. Podemos considerar relativamente fácil observar grandes mamíferos tais como antas, cervos, veados, capivaras, tatus, tamanduás, lobetes e marsupiais. Também é região de onças-pintadas, jaguatiricas e outros pequenos felinos.
Há dezenas de trilhas, passarelas sobre áreas alagadiças e brejos, onde podemos encontrar os nossos anfíbios e répteis, com destaque para o jacaré-do-Pantanal. Há uma torre de observação de 24 metros de altura, a qual permite avistar animais a vários quilômetros de distância. Vários capões e baías que são pontos de passagem para primatas e outros mamíferos, dentre outras regiões, que podem ser exploradas para encontrar a fauna.
PÚBLICO ALVO
O curso HERPETOLOGIA NO PANTANAL contou com a presença de graduandos e profissionais da área de ciências biológicas, saúde animal, meio ambiente, guias ecoturísticos e áreas afins, e até mesmo com leigos entusiastas pelo tema, unidos em prol de explorar e conhecer melhor o mundo dos anfíbios e répteis.
E aí, vamos no próximo? Aguarde as próximas edições "Herpetologia na MATA ATLÂNTICA" e 'Herpetologia na AMAZÔNIA', além do curso de VERTEBRADOS!
Confira como foi a programação!
Mais informações
Tire suas dúvidas pelo direct de nosso Instagram ou e-mail!
Redes Sociais
@herpetocapixaba